segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Brasil adota padrão de plugues e tomadas

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) estabeleceu prazos para que a padronização dos plugues e tomadas brasileiros termine em 2011. A variedade de conectores encontrada hoje no mercado, de cerca de 12 tipos de plugues e 8 tipos de tomadas, será reduzida ao mínimo.
Até lá, todos os plugues devem ter apenas dois formatos: o normal, de dois pinos redondos, que já é utilizado, segundo dados do Inmetro, em 80% dos aparelhos eletroeletrônicos no Brasil; e o de três pinos redondos quase paralelos para aparelhos que precisem de aterramento. Desaparece, assim, o pino chato e várias outras configurações de plugues.

O padrão da tomada tem apenas um formato, com três entradas em uma cavidade de seis lados, mas na verdade existem duas delas: uma para equipamentos de alto rendimento, como aparelhos de ar condicionado, mas que pode ser usada para qualquer equipamento, mesmo aqueles com menos potência; o outro tipo, específico para aparelhos que utilizam menos carga, tem entradas com diâmetro menor do que o dos plugues de aparelhos de maior potência, impedindo que possam corromper a rede elétrica.
Para encaixar os aparelhos antigos nas novas tomadas, a recomendação é usar um adaptador, que custa em torno de R$ 8.

Alguns brasileiros já estão em contato com essa realidade. O setor de plugues foi o primeiro a se adaptar. A produção foi adequada entre 2007 e 2009. Depois, os fabricantes de tomadas, que tiveram prazo entre janeiro de 2008 e janeiro de 2009.

O calendário prevê mais quatro etapas. Em janeiro de 2010, vence o prazo para que os fabricantes de aparelhos eletroeletrônicos parem de fabricar e para que os importadores parem de importar equipamentos com plugues antigos.

Em outubro de 2010, vence o prazo para que os fabricantes e importadores comercializem para o varejo produtos com plugues antigos. Em de janeiro de 2011, vence o prazo para que o comércio venda, de maneira avulsa, plugues e tomadas do modelo antigo.

E, finalmente, em julho de 2011, vence o prazo para que o comércio venda aparelhos eletroeletrônicos com plugue antigo. A padronização foi tornada obrigatória em portaria do Inmetro publicada em 2000 e, de acordo com o órgão, aumenta a segurança dos usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário